DO SEIXAS À CONTAMANA: RENDILHANDO NOSSAS IDENTIDADES, LUTAS E ARTES.
Esse é o tema do XX Encontro Regional de Estudantes de História do Norte e Nordeste, que será realizado na Universidade Federal da Paraíba, do dia 18 ao 23 de março de 2008. Rendilhar é nossa proposta. Cada característica, peculiaridade, práticas e tradições culturais entrelaçadas neste encontro. Nossa pretensão é provocar a discussão e fazer os participantes do encontro refletirem sobre esses três pontos de referência, peculiares de cada ser humano. Sob um ponto de vista crítico acerca da indústria, dos modismos, da posição acadêmica e sobretudo dos estudantes no que tange o principal eixo de discussão dessa vigésima edição do EREH: Cultura Popular.
O EREH, nessa edição de 2008, ganha um caráter não menos político que os anteriores. Muito pelo contrário, essa discussão que a muito se fazia necessária na pauta de um movimento que exige conhecimento de sua própria identidade, de se reconhecer como integrante de um meio social que precisa abarcar a luta popular, contra as minorias e os burocratas de plantão. Também ganha um caráter especial por ser a primeira edição realizada na cidade de João Pessoa. Pela primeira vez esse encontro se faz presente no estado da Paraíba.
É por estes motivos que convidamos todos a participar deste encontro. Todos os estudantes de História das universidades do Norte e Nordeste (públicas ou privadas) estão convidados a participar, interagir com outros modos de pensar, agir. De fazer um verdadeiro “escambo cultural” entre os diversos participantes que se farão presentes, representando cada pedaço de sua região. E a partir dessas representações e das manifestações culturais e políticas que iremos rendilhar o tecido que irá delinear as proposições do próximo encontro. Tomar partido sim e partindo em defesa da maioria expulsa dos diversos setores da sociedade pelo legitimador adjetivo de “exclusivo” (palavra carregada de uma carga opressora enorme), de suas tradições “esquecidas”, vivas, pungentes em nossa realidade crua. E, partindo da idéia que nossas vivências são lutas, apresentamos, portanto, nestas linhas e neste Encontro, o rendilhar de nossas identidades, lutas e artes. Este é o nosso encontro, a nossa história em construção.
Tragam seus fios e teçam conosco...
SAIBA MAIS:
http://www.ereh2008.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário