segunda-feira, 14 de abril de 2008

Luta por Moradia!

NA LUTA POR MORADIA POPULAR DIGNA!

A situação da moradia na periferia de Feira de Santana não é diferente da situação de tantas outras cidades. A exclusão, miséria e descaso dos Poderes Públicos Municipais, Estaduais e Federal empurram milhões de famílias a viver de forma indigna: na rua, em situação precária de moradia, em favelas, áreas de risco, morando de favor na casa de amigos ou parentes, além das pessoas que não conseguem mais pagar o aluguel porque estão desempregadas ou ganham muito pouco para manter sua família. Se pagam aluguel, não comem; se comem, não pagam aluguel.


Somos 100 famílias sem teto de Feira de Santana, do Movimento de Moradia Popular do Bairro Mangabeira e iniciamos nossa luta em 05 de outubro de 2007, buscando uma solução para o problema da falta de moradia popular em nossa cidade.


Enquanto muitos de nós moramos em barracos, encostas e matagais, mais de 100 casas, construídas com dinheiro público, são mantidas fechadas a mais de 16 anos sob a responsabilidade da Construtora Oyama. Nas poucas casas em que tem moradores, a situação continua irregular, pois as famílias não possuem o documento de sua moradia. Cansados de ficar calados diante dessa situação, nós, mães e pais de família, ocupamos, na noite de 04 de Abril, as casas vazias e abandonadas deste conjunto, localizado no bairro Mangabeira.


Estamos ocupando com base em nosso direito a moradia e fazendo cumprir a Função Social da propriedade, como determina a Constituição Federal! Lutamos por moradia digna e estamos dispostos a dar um fim social a estas casas. Por isso reivindicamos:


1. A desapropriação das casas do conjunto e a regularização da situação de todas as famílias ocupantes e das famílias já residentes;


2. Uma reunião com a participação dos governos municipal, estadual e federal representados por pessoas que possam resolver nosso problema.


Acreditamos que só com a luta organizada podemos fazer valer nossos direitos!


Feira de Santana, BA, 04 de Abril de 2008.


Movimento de Moradia Popular

Nenhum comentário: